
Fases da meiose
Fases da meiose
Na meiose, ocorrem duas divisões celulares seguidas, a meiose I e meiose II, e cada uma delas apresenta as fases de prófase, metáfase, anáfase e telófase.
A meiose I é dividida em:
Prófase I: os cromossomos homólogos emparelham-se, em uma associação denominada de sinapse, e ocorre então o crossing over (troca de material genético entre os cromossomos homólogos); os cromossomos homólogos separam-se, permanecendo ligados apenas em alguns pontos, denominados quiasmas; os pares de cromossomos homólogos movem-se para a região da placa metafásica; ocorre a formação do fuso; ocorre a quebra da carioteca ou envelope nuclear. Durante toda essa fase, ocorre a condensação dos cromossomos.
Metáfase I: os cromossomos encontram-se dispostos na placa metafásica; um cromossomo de cada par de cromossomo homólogo está direcionado para um polo da célula.
Anáfase I: os homólogos separam-se e deslocam-se para os polos da célula, direcionados pelas fibras dos fusos.
Telófase I: cada metade da célula tem um conjunto haploide completo e, diferentemente do processo de mitose, a citocinese ocorre simultaneamente; os cromossomos podem descondensar-se em algumas espécies; e o envelope nuclear forma-se novamente. Aqui são formadas duas células-filhas.
As fases da meiose II são:
Prófase II: ocorre a formação das fibras do fuso, e os cromossomos deslocam-se para a placa metafásica.
Metáfase II: os cromossomos posicionam-se na placa metafásica, e os cinetocoros das cromátides-irmãs estão ligados aos microtúbulos dos polos opostos.
Anáfase II: as proteínas que mantêm as cromátides-irmãs unidas quebram-se, e estas se separam, deslocando-se para os polos.
Telófase II: inicia-se a descondensação dos cromossomos; ocorre a formação do núcleo celular; ocorre a citocinese. Ao final deste processo, são formadas quatro células-filhas haploides distintas.